AVISO IMPORTANTE

quinta-feira, 13 de julho de 2017

A CONDENAÇÃO DE LULA

A sentença proferida pelo juiz federal Sérgio Moro, condenado o ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão, por conta do mal afamado tríplex do Guarujá, que ele teria recebido como mimo pela empreiteira OAS, trouxe duas preocupações para a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT).

A primeira preocupação é quanto à outra denúncia contra Lula que Moro tem nas mãos, relacionada ao sítio de Atibaia que, assim como no caso do tríplex, a Procuradoria-Geral da República (PGR) entende que pertencem ao ex-presidente e seriam fruto de pagamento de suborno.

A outra preocupação diz respeito ao julgamento, em segunda instância, no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre (TRF/RS).

Alguns petistas importantes acreditam que, nos dois casos, poderá ocorrer um julgamento rápido, e, se o TRF/RS confirmar a condenação em primeira instância (do juiz Moro) Lula será enquadrado na Lei do Ficha Limpa e perderá os direitos políticos, impossibilitando-o, portanto, de disputar as eleições de 2018.

Apesar de ter sido condenado pelo juiz Moro, o ex-presidente Lula não será preso de imediato, uma vez que a ele foi concedida na sentença a possibilidade de recorrer em liberdade, dessa forma, se for preso, não será por “culpa” do Moro, mas dos membros do TRF gaúcho.

Sendo, no entanto, condenado em segunda instância, ainda que venha a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lula poderá ser preso e encaminhado à casa de detenção, salvo se, em função da idade, os ministros entenderem que ele deva cumprir a pena em prisão domiciliar.