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terça-feira, 27 de junho de 2017

ESCOLAS NOTA 10: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Educação, fez a entrega, em grande evento realizado na semana próxima passada, no Centro de Eventos de Fortaleza, do Prêmio Escola Nota Dez para 262 escolas públicas que alcançaram os melhores desempenhos de alfabetização e proficiências em Língua Portuguesa e Matemática, ao mesmo tempo em que comemorou os 10 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC).

Em júbilo, prefeitos de vários municípios do Estado do Ceará premiados estão divulgando pelas redes sociais o excepcional desempenho alcançado por suas escolas públicas municipais.

E não é para menos.

Graças aos gigantescos esforços governamentais na área educacional, promovidos pelo Estado e municípios, quase cem por cento das crianças e adolescentes cearenses estão matriculados nas escolas, estudando e aprendendo, e preparando-se para construir o futuro do Estado e da nação.

As escolas públicas, por sinal, considerando a premiação recebida, são de excelente qualidade, sendo dotadas de toda a infraestrutura necessária para fornecer aprendizado digno.

Os alunos da rede pública recebem regularmente a merenda escolar com um cardápio variado e nutricional, e os seus professores, bem remunerados e capacitados, transmitem, com orgulho, os seus conhecimentos para os jovenzinhos que, logo, estarão abarrotando as universidades, ocupando posição de destaque nos principais cursos superiores, graças ao excelente preparo recebido nas instituições públicas de ensino.

Serão esses jovens que, muito provavelmente, surpreenderão o mundo, ao demonstrarem os seus brilhantes conhecimentos nas pesquisas que realizarão em um futuro muito breve.

Aliás, levando-se em conta que o Programa de Aprendizagem na Idade Certa já completou 10 anos, é bem possível que essas situações já estejam acontecendo; a imprensa, por pura maldade, é que não divulga.

E não é só isso.

Outros resultados já devem estar sendo colhidos, sobretudo em relação à inserção no mercado de trabalho e à redução dos índices de criminalidade.

Sempre é dito que o desenvolvimento de um país passa pela educação dos seus jovens e que violência se combate com jovens e adolescentes nas escolas, livres das ruas, protegidos da ação de criminosas que tentam desvirtuá-los do caminho.

Sendo assim, basta os institutos de pesquisa saírem a campo, para confirmarem que, nos municípios cearenses, a violência apresenta índices irrisórios, desprezíveis até, e que a sensação de segurança solta aos olhos, tudo graças aos esforços dos governantes e aos excelentes resultados obtidos pela rede pública.